jul 24, 2014 CNH Comentários desativados em 2ª via CNH pode ser pedida por celular ou Tablet
Os condutores que perderam (por roubo ou extravio) ou que estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em má conservação e querem tirar a 2ª via agora têm mais uma opção, que não requer tempo de espera em grandes filas: solicitar o documento por meio de um aplicativo do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) para tablets e smartphones.
Além de solicitar a nova via da CNH, é possível ainda acompanhar a entrega do documento pelo aplicativo, que é gratuito. Para baixar o programa, o usuário de plataforma iOS, da Apple, deve procurar por ‘Detran.SP’ na App Store. A mesma busca deve ocorrer no Google Play, para disposítiveis móveis com Android (da Google).
O login é feito com o CPF e a mesma senha cadastrada pelo usuário no portal do Detran-SP, que já realizava o serviço de emissão de nova via do documento.
A taxa de emissão da 2ª via da CNH custa R$ 33,23, mais R$ 11,00 opcionais, destinados ao envio do documento pelos Correios. O condutor pode ainda optar por retirar o documento em uma unidade do Detran (veja a lista de locais no final da matéria).
Uma vez com o aplicativo instalado no celular ou tablet, o condutor pode ainda consultar as multas e pontos na CNH, além de possíveis débitos e restrições de veículo.
Em 2013, cerca de 230 mil documentos foram solicitados pelo portal do Detran, sem que o cidadão precisasse de atendimento presencial.
Mas, quem preferir, pode comparecer a uma unidade do Poupatempo ou da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) para realizar serviços relacionados à CNH, como solicitação de 2ª via, adição ou mudança de categoria, renovação, alteração de dados, transferência de município, substituição da permissão para dirigir, habilitar documento para uso no exterior e defesa, entrega ou reabilitação do documento que foi suspenso ou cassado.
Para tirar a primeira habilitação, o candidato deve ser maior de 18 anos, saber ler e escrever, possuir carteira de identidade e CPF próprio e solicitar o serviço na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) da cidade onde mora (veja a lista de endereços no final da matéria) ou em um Centro de Formação de Condutores (CFC).
Para conseguir a Permissão para Dirigir, ou primeira habilitação, para as categorias “A” (motocicletas) e “B” (carros), ou “A e B”, o interessado precisará passar por cursos teóricos e práticos, além de exames médicos e psicológicos.
Via A Tribuna
ago 07, 2014 Comentários desativados em Projeto permite substituir CNH roubada por boletim de ocorrência
mar 06, 2025 Comentários desativados em Cumpri a suspensão da CNH, mas não fiz o curso de reciclagem. E agora?
fev 19, 2025 Comentários desativados em Detran-SP elimina cobrança de taxa para atualização de endereço na CNH
jan 13, 2025 Comentários desativados em Quer mudar de categoria na CNH? Veja o que você precisa saber!
jan 02, 2025 Comentários desativados em Prorrogação de prazos de habilitação é estendida a todo o país, beneficiando milhares de candidatos
dez 03, 2024 Comentários desativados em As infrações que mais tiram pontos da CNH: será que você já cometeu alguma?
abr 14, 2025 Comentários desativados em O que é recall e por que ele é obrigatório para emitir o CRLV
abr 07, 2025 Comentários desativados em CRLV 2025 Digital: como compartilhar o documento pelo celular
abr 02, 2025 Comentários desativados em Detran-SP altera fluxo no processo de emplacamento de veículos
mar 14, 2025 Comentários desativados em RENAVE: A Revolução Digital no Mercado Automotivo e o Impacto para o Seu Negócio