out 13, 2016 Luana Destaques, Veículos Comentários desativados em Apenas 1 em cada 10 carros atendeu a recall no 1º semestre, diz Procon
Órgão afirma que levantamento tem números preocupantes. No 1º semestre, 911 mil veículos com defeitos foram chamados.
No primeiro semestre deste ano, apenas 12,82% dos veículos chamados para recall no Brasil fizeram os devidos reparos para evitar acidentes, segundo levantamento da Fundação Procon-SP divulgado nesta terça-feira (11).
VEJA TODOS OS CHAMADOS DE RECALL DE 2016
Entre janeiro e junho, 911.028 veículos foram convocados para recalls, mas apenas 116.830 compareceram às oficinas. De acordo com o Procon-SP, o número é “preocupante”.
Recall só existe quando há risco
“Recalls somente são realizados em casos de defeitos que colocam em risco a saúde e a segurança do consumidor”, afirmou a entidade.
Entre as falhas que geraram chamados no 1º semestre estão casos de risco de incêndio, perda de freio e os chamados “airbags mortais”, que podem lançar fragmentos metálicos contra os passageiros e causar graves lesões ou mesmo matar.
Estes airbags defeituosos, fabricados pela japonesa Takata, uma das maiores fornecedoras do mundo, já causaram recalls de milhões de veículos no mundo inteiro e estão relacionados a 15 mortes nos Estados Unidos e na Malásia.
VEJA TODOS OS RECALLS DE ‘AIRBAGS MORTAIS’ NO BRASIL
Baixo atendimento é histórico
Conforme os dados históricos do Procon, o brasileiro não dá muita importância a recalls. Entre 2002 e 2015, cerca de 11,3 milhões de carros foram chamados para reparos, mas praticamente a metade (5,57 milhões) não respondeu.
Em abril passado, o G1 fez um levantamento dos recalls de 2015 de carros e motos e apontou que nem a metade dos veículos convocados naquele ano tinha sido consertada até então.
“A baixa procura se deve tanto pelas fracas campanhas realizadas pelas montadoras quanto pela falta de informação dos consumidores em relação ao recall. Nem sempre os proprietários dos veículos associam os recalls a riscos de acidentes”, afirmou em nota o Procon-SP.
A entidade também diz que o método de envio de cartas aos clientes é “pouco eficaz”, já que muitos não são localizados por terem mudado de endereço ou vendido o carro.
Não existe prazo
Uma vez anunciado o recall, não existe limite de data para fazê-lo. O que pode ocorrer é a montadora determinar uma data de início do atendimento, e não uma para o fim.
Qualquer problema como demora no agendamento, lentidão no reparo e mau atendimento deve ser denunciado no Procon local. Os consertos devem ser totalmente gratuitos.
Fonte: G1
nov 14, 2024 Comentários desativados em Novos radares em SP detectam uso de celular ao volante
nov 08, 2024 Comentários desativados em Falta de estepe é infração de trânsito? A PRF responde
nov 05, 2024 Comentários desativados em Dirigir sem habilitação: crime ou infração administrativa?
out 30, 2024 Comentários desativados em Novo exame na renovação da CNH? Entenda o que pode mudar!
out 28, 2024 Comentários desativados em Pontuação na CNH: como funciona o sistema de pontos ?
nov 14, 2024 Comentários desativados em Novos radares em SP detectam uso de celular ao volante
nov 08, 2024 Comentários desativados em Falta de estepe é infração de trânsito? A PRF responde
nov 05, 2024 Comentários desativados em Dirigir sem habilitação: crime ou infração administrativa?
out 30, 2024 Comentários desativados em Novo exame na renovação da CNH? Entenda o que pode mudar!
out 28, 2024 Comentários desativados em Pontuação na CNH: como funciona o sistema de pontos ?
nov 14, 2024 Comentários desativados em Novos radares em SP detectam uso de celular ao volante
nov 08, 2024 Comentários desativados em Falta de estepe é infração de trânsito? A PRF responde
nov 05, 2024 Comentários desativados em Dirigir sem habilitação: crime ou infração administrativa?
out 30, 2024 Comentários desativados em Novo exame na renovação da CNH? Entenda o que pode mudar!