ago 22, 2017 Cíntia Gomes CNH, Destaques Comentários desativados em Curso teórico de 60 horas/aula e prático na rua para categoria A e ACC! Veja o que pode mudar no processo de formação de condutores
O Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) publicou no dia 28/07 a minuta que irá substituir a Resolução 168/04 do CONTRAN, que trata do processo de formação e especialização de condutores no Brasil.
O novo texto apresenta propostas para o processo de formação de condutores de veículos automotores e elétricos, a realização dos exames, a expedição de documentos de habilitação, os cursos de formação, especializados e de reciclagem, fundamentado em teorias e práticas pedagógicas que sejam capazes de promover um trânsito mais seguro, no qual os condutores tenham condições de receber a devida formação.
Entre as alterações propostas está o aumento da carga horária para os cursos teóricos. De acordo com a nova minuta a parte teórica será dividida em dois módulos: um curso básico e outro específico para a categoria pretendida. Por exemplo, o candidato que optar por tirar a habilitação na categoria A terá que fazer um módulo básico de 34 horas/aula e mais um específico de 26 horas/aula. Já os que querem habilitar-se nas categorias A e B juntas, farão um curso básico (34 horas/aula) e dois específicos, categoria A (26 horas/aula) e categoria B (26 horas/aula), totalizando 86 horas/aula.
Categoria | Como é | Como vai ficar |
ACC | Curso teórico: 20 horas/aula | Curso teórico: Básico (34 horas/aula) e Específico (20 horas/aula)Total: 54 horas/aula |
Categoria A | Curso teórico: 45 horas/aula | Curso teórico: Básico (34 horas/aula) e Específico (26 horas/aula)Total: 60 horas/aula |
Categoria B | Curso teórico: 45 horas/aula
|
Curso teórico: Básico (34 horas/aula) e Específico (26 horas/aula)Total: 60 horas/aula |
O curso prático também terá mudanças significativas. A mais importante é a divisão dos cursos práticos para categoria A e ACC em circuito fechado e em via pública. Se for aprovado o texto proposto, o candidato a ACC ou categoria A deverá primeiro fazer um curso prático de 15 horas/aula em circuito fechado, realizar um exame prático também em circuito fechado e, se aprovado, passará para as aulas em via pública, com uma carga horária de 10 horas/aula. E finalmente, passará por uma prova prática.
Conforme o texto, durante a aula prática na rua, o instrutor acompanhará o candidato em outro veículo e a comunicação será realizada por meio de intercomunicador.
Outra alteração significativa: se o candidato reprovar nas provas práticas, além de esperar 15 dias, ele será obrigado a fazer, no mínimo, 5 horas/aula práticas de direção para então realizar o exame novamente.
Curso | Como é | Como vai ficar |
ACC | Curso prático: 10 horas/aula | Curso prático: em Circuito Fechado (15 horas/aula)Em Via Pública (10 horas/aula)
Total: 25 horas/aula |
Categoria A | Curso prático: 20 horas/aula | Curso prático: em Circuito Fechado (15 horas/aula)Em Via Pública (10 horas/aula)
Total: 25 horas/aula |
Categoria B | Treinamento em simulador:5 horas/aulaCurso prático na rua: 20 horas/aula | Treinamento em simulador: 5 horas/aula
Curso prático na rua: 25 horas/aula |
O simulador continuará obrigatório (antes das aulas práticas), conforme a nova Res. 168, com carga horária de 5 horas/aula obrigatórias e 3 horas/aula opcionais. Outras novidades são as matrizes curriculares e diretrizes pedagógicas para as aulas em simulador.
As aulas noturnas continuarão obrigatórias. Para a obtenção da categoria B, continuarão obrigatórias 4 horas/aula noturnas: três podendo ser no simulador e uma obrigatoriamente, na rua. Já para a categoria A, uma aula em via pública deverá acontecer obrigatoriamente à noite.
Para as categorias C, D e E também serão regularizadas as aulas noturnas, com obrigatoriedade de 4 horas/aula à noite.
- Carga Horária Total ACC – 79 horas/aula
- Carga Horária Total A – 85 horas/aula
- Carga Horária Total B – 90 horas/aula
O termo “mudança” de categoria não irá mais existir. Conforme a proposta da nova Resolução, haverá a “adição” de categoria. Por exemplo, quem tiver a CNH de categoria D não poderá dirigir veículos da categoria C se tiver passado apenas pela B. O mesmo vale para quem tiver categoria E, vindo direto da categoria C, e quiser dirigir veículos da categoria D.
O texto permite que as adições de categoria C e D ou D e E, sejam realizadas simultaneamente desde que cumpridos alguns requisitos mínimos.
Outra importante novidade é a inclusão de curso teórico para cada adição de categoria.
Curso | Como é | Como vai ficar |
ACC | Curso teórico: 20 horas/aula
Curso prático: 10 horas/aula |
Curso teórico: Específico (20 horas/aula)
Curso prático: em Circuito Fechado (15 horas/aula) Em Via Pública (10 horas/aula) |
Categoria A | Curso prático: 15 horas/aula | Curso teórico: Específico (26 horas/aula)
Curso prático: em Circuito Fechado (15 horas/aula) Em Via Pública (10 horas/aula) |
Categoria B | Curso prático: 15 horas/aula
Treinamento em simulador: 5 horas/aula
|
Curso teórico: Específico (26 horas/aula)
Treinamento em simulador: 5 horas/aula
Curso prático: 25 horas/aula |
Categoria C | Curso prático: 20 horas/aula | Curso teórico: Específico (20 horas/aula)
Curso prático: 20 horas/aula |
Categoria D | Curso prático: 20 horas/aula | Curso teórico: Específico (20 horas/aula)
Curso prático: 20 horas/aula |
Categoria E | Curso prático: 20 horas/aula | Curso teórico: Específico (20 horas/aula)
Curso prático: 20 horas/aula |
Para Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal, a grande preocupação é que o aumento dos custos, no contexto da realidade econômica brasileira, inviabilize a obtenção da habilitação e cresça ainda mais o número de pessoas dirigindo sem CNH nas ruas. “A transformação do processo pedagógico de formação dos condutores é muito bem-vinda. O que preocupa é se os Centros de Formação de Condutores e os instrutores estão preparados para absorver essa demanda e, ainda, se a população está disposta a pagar esse preço”, analisa Mariano.
Francisco Garonce, coordenador de educação do Denatran, diz que a Resolução não foi construída com o objetivo de aumentar ou diminuir o valor do curso. “O objetivo dessa Resolução foi reunir pessoas que têm larga experiência na área de educação para o trânsito, na formação de condutores e no processo de habilitação, e estas pessoas oferecerem o que de melhor é possível ser feito hoje, dentro da nossa realidade” explica Garonce.
Abordamos aqui apenas algumas mudanças propostas. Serão produzidas outras reportagens sobre esse assunto, detalhando mais alterações, como o conteúdo e o processo pedagógico que sofrerão grandes transformações.
O Ministério das Cidades prevê que o público em geral participe das sessões da consulta pública e apresente contribuições escritas à proposta. De acordo com o órgão, o formulário com as contribuições deverá ser entregue preenchido, em mãos, ao representante da Câmara Temática de Educação para o Trânsito, Habilitação e Formação de Condutores do CONTRAN que estiver conduzindo os trabalhos até o horário de início das sessões de consulta pública que serão realizadas em Manaus, Recife, Campo Grande, São Paulo e Porto Alegre.
Como o Portal do Trânsito entende que, para muitos, seria impossível deslocar-se e entregar pessoalmente essa contribuição ao CONTRAN, o site, através de seu diretor Celso Mariano, fará a entrega das sugestões enviadas pelos internautas.
Como funcionará
Para participar, é preciso ler a Minuta com a proposta do novo texto da Resolução 168 e preencher corretamente o formulário que está aqui até o dia 29/08.
O Portal do Trânsito irá compilar esses dados e entregá-los ao CONTRAN durante a reunião que acontecerá no dia 12 de setembro em Porto Alegre. “É uma oportunidade única para os Centros de Formação de Condutores e a população em geral, desempenharem, enfim, um papel de participação nesse processo”, diz Mariano.
Fonte: Portal do Trânsito
nov 14, 2024 Comentários desativados em Novos radares em SP detectam uso de celular ao volante
nov 08, 2024 Comentários desativados em Falta de estepe é infração de trânsito? A PRF responde
nov 05, 2024 Comentários desativados em Dirigir sem habilitação: crime ou infração administrativa?
out 30, 2024 Comentários desativados em Novo exame na renovação da CNH? Entenda o que pode mudar!
out 28, 2024 Comentários desativados em Pontuação na CNH: como funciona o sistema de pontos ?
nov 14, 2024 Comentários desativados em Novos radares em SP detectam uso de celular ao volante
nov 08, 2024 Comentários desativados em Falta de estepe é infração de trânsito? A PRF responde
nov 05, 2024 Comentários desativados em Dirigir sem habilitação: crime ou infração administrativa?
out 30, 2024 Comentários desativados em Novo exame na renovação da CNH? Entenda o que pode mudar!
out 28, 2024 Comentários desativados em Pontuação na CNH: como funciona o sistema de pontos ?
nov 14, 2024 Comentários desativados em Novos radares em SP detectam uso de celular ao volante
nov 08, 2024 Comentários desativados em Falta de estepe é infração de trânsito? A PRF responde
nov 05, 2024 Comentários desativados em Dirigir sem habilitação: crime ou infração administrativa?
out 30, 2024 Comentários desativados em Novo exame na renovação da CNH? Entenda o que pode mudar!