out 13, 2015 Trânsito, Veículos Comentários desativados em Lei Cristiano Araújo: alerta sonoro de uso de cinto pode se tornar obrigatório
Lei Cristiano Araújo: alerta sonoro de uso de cintopode se tornar obrigatório
O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) apresentou na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 2103/15 que batizou de Cristiano Araújo, cantor sertanejo morto na quarta-feira, 24, em um acidente de automóvel, em Goiás. O parlamentar propõe a instalação pelas montadoras de alerta sonoro e luminoso em caso para motoristas e passageiros que não afivelarem o cinto de segurança.
“Mais de 40 mil pessoas morrem ao ano nas ruas vítimas de acidente de trânsito e este número poderia ser bem menor se simplesmente as pessoas usassem o cinto de segurança. Segundo pesquisa do IBGE, metade da população admite que não usa o cinto no banco de trás. Foi infelizmente o que aconteceu com o cantor Cristiano Araújo e sua namorada, Allana Moraes. É o que acontece com milhares de famílias que todos os anos perdem seus entes em mortes que poderiam ser evitadas. Já que nem a multa pesada inibiu as pessoas de andarem sem o cinto de segurança, precisamos aproveitar este momento para discutir a sério medidas que ajudem a educar e o sensor cumpre esta função”, justificou o parlamentar em sua página no Facebook.
A matéria acrescenta inciso ao artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro, que dispõe sobre a instalação obrigatória de acessórios de equipamento pelo fabricante. Na justificativa, o CTB está há 18 anos em vigor e as sanções previstas por quem ignora o uso do cinto não são suficientes para mudar a cultura associada a tantas mortes em acidentes de trânsito no país. Deixar de usar o cinto é infração prevista no código com multa de R$ 127,69, além de perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O dispositivo, já usado em veículos de luxo, inclusive comercializados no Brasil, emite alertas intermitentes cada vez que sensores identificam presença de ocupantes no veículo sem o cinto. Solla argumenta que o custo da tecnologia é baixo se comparado o impacto que irá trazer na redução do número de vítimas fatais em acidentes.
Desrespeito
Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde revela que metade da população brasileira ignora o uso do cinto de segurança no banco de trás do veículo, seja no carro particular, van ou táxi. Já na frente, 79,4% dos entrevistados afirmam usar o equipamento.
A sondagem revela que na zona rural somente 44,8% dos respondentes usam o cinto. Já nas regiões, os piores resultados foram no Norte e Nordeste, com 36,7% e 39,5%, respectivamente. Já na região Sul a consciência é maior: 65,1% afirmaram afivelar o cinto quando estão no banco de trás. O cenário nas regiões se repete quando o assunto é utilizar o cinto no banco da frente: Norte e Nordeste apresentaram os menores índices (67,2% e 66%) e Sudeste e Sul os maiores (86,5% e 86,2%).
“Estudos mostram que o cinto de segurança no banco da frente reduz em 45% o risco de morte, e no banco de trás, em 75%. Isso demonstra que estamos falando de um importante instrumento para as ações de fiscalização de saúde. Temos que investir em ações educativas para mudar esse quadro”, destacou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.
De acordo com o ministério, o uso na parte de trás do veículo tem o mesmo grau de importância, pois reduz o risco de morte em uma colisão ao impedir que o corpo dos passageiros seja projetado para frente, atingindo o motorista e o carona. Em 2013, um levantamento da Rede Sarah apontou que 80% dos passageiros do banco da frente deixariam de morrer se os cintos do banco de trás fossem usados com regularidade.
nov 14, 2024 Comentários desativados em Novos radares em SP detectam uso de celular ao volante
nov 08, 2024 Comentários desativados em Falta de estepe é infração de trânsito? A PRF responde
nov 05, 2024 Comentários desativados em Dirigir sem habilitação: crime ou infração administrativa?
out 30, 2024 Comentários desativados em Novo exame na renovação da CNH? Entenda o que pode mudar!
out 28, 2024 Comentários desativados em Pontuação na CNH: como funciona o sistema de pontos ?
nov 14, 2024 Comentários desativados em Novos radares em SP detectam uso de celular ao volante
nov 08, 2024 Comentários desativados em Falta de estepe é infração de trânsito? A PRF responde
out 24, 2024 Comentários desativados em Governo SP notifica proprietários com débitos de IPVA de 2021 a 2024
out 15, 2024 Comentários desativados em Contran aprova pedágio free flow e estabelece novas regras
out 04, 2024 Comentários desativados em DNIT esclarece sobre transbordo de carga excedente
nov 14, 2024 Comentários desativados em Novos radares em SP detectam uso de celular ao volante
nov 08, 2024 Comentários desativados em Falta de estepe é infração de trânsito? A PRF responde
nov 05, 2024 Comentários desativados em Dirigir sem habilitação: crime ou infração administrativa?
out 30, 2024 Comentários desativados em Novo exame na renovação da CNH? Entenda o que pode mudar!