O sonho do carro zero quilômetro persegue você? Mas antes de sair investindo em veículos que ainda não saíram da concessionária, pesquisar os que estão disponíveis no mercado pode ser um ótimo e rentável negócio. Um automóvel novinho em folha desvaloriza no instante em que sai da loja. Em contrapartida, o seminovo se aproveita dessa depreciação e se torna mais barato. Já o usado, se tiver atenção à mecânica e à lataria antes de bater o martelo, pode ser interessante para quem não quer investir muito. Está na dúvida? Então confira as vantagens de cada um!
Novo
A principal vantagem de investir em um carro novo é a confiança de que ele não vai deixar você na mão. Você vai pagar um pouco mais para ser o primeiro a dar a partida. No entanto, já sabe que as chances de manutenção nos primeiros anos é quase nula. Além disso, você evita a burocracia de acertar documentação, já que ele sai da agência com tudo regularizado. Ele é mais interessante para quem quer permanecer por tempo indeterminado com o automóvel, já que sempre desvaloriza quando sai da concessionária e começa a se estabilizar depois do terceiro ano.
Outro privilégio é poder vendê-lo depois com mais facilidade e se estiver em boas condições. A garantia é outro ponto a favor de quem investe em um zero, já que pode chegar a cinco anos.
Seminovo
As vantagens de comprar um seminovo já começam pelo preço: um zero quilômetro deprecia entre 10% e 20% no instante em que sai da loja. Como um carro novo gira por cerca de três anos nas mais perfeitas condições, o seminovo pega carona nesse período. Portanto, você ganha o desconto pela depreciação e ainda usufrui do tempo sem manutenção ou grandes custos. Claro que é importante checar o veículo todo, não somente o preço, mas é sempre possível encontrar ótimas oportunidades.
Além disso, pelo mesmo preço de um novo, você consegue um seminovo do mesmo modelo mais equipado. Outra vantagem é que a garantia da montadora segue de acordo com o que foi acordado na venda. Isso significa que se comprar um carro com um ano de uso, por exemplo, você ainda teria mais dois anos de segurança, se o tempo da garantia for de três anos.
Usado
Eles certamente são mais baratos em relação novos e seminovos. No entanto, sempre pinta aquela dúvida: vale mesmo a pena comprar um veículo com grande histórico com outros motoristas? Para saber se é vantagem ou risco, a resposta vai depender de alguns fatores: lataria, mecânica, quilometragem… Mas se o carro estiver em um estado bom, o negócio pode ser vantajoso.
Além do investimento ser mais baixo, os usados têm um IPVA relativamente menor. Mas antes de fechar o negócio, peça para um mecânico da sua confiança fazer uma vistoria. Verifique o quanto ele já rodou e invista em um modelo que tenha um bom histórico no mercado.