jun 11, 2014 Destaques, Trânsito Comentários desativados em Trânsito na Copa – Concessionárias devem adotar operação especial nas rodovias durante a Copa
Para evitar transtornos nas rodovias paulistas e garantir maior segurança para as seleções e demais usuários que transitarem pelas vias, a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) elaborou uma série de providências operacionais para serem implementadas nas rodovias sob concessão no Estado de São Paulo para melhoria do Trânsito na Copa.
Toda movimentação nas rodovias será fiscalizada Artesp em tempo real, em conjunto com o Centro de Controle da Copa. As concessionárias devem fazer o monitoramento dos deslocamentos das delegações por meio das câmeras instaladas ao longo das rodovias, complementadas com inspeções de tráfego antes dos comboios. A segurança dos ônibus das delegações será de responsabilidade da Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Militar. As delegações também passarão por cabines específicas nas praças de pedágio.
A Agência também determinou que as concessionárias providenciem equipes para reforço nos dias considerados críticos de Trânsito na Copa, além de disponibilizarem mensagens em inglês nos painéis variáveis das rodovias. Outra medida é a utilização dos meios de comunicação e mídias sociais para informar usuários das rodovias durante os dias de jogos da Copa.
Para as rodovias Anchieta e Imigrantes, a atenção será redobrada, considerando a intensa movimentação de delegações e turistas, devido aos navios atracados no Porto de Santos. Para isso, a Artesp determinou à Ecovias maior atenção nas operações Comboio, Comboio Interligação e inversão de pistas da Rodovia Anchieta, em especial no que diz respeito à pista norte da SP-150.
As concessionárias também devem, se necessário com auxílio da Artesp, entendimento prévio com o DER para planejar, antecipando ou retardando, a circulação de cargas especiais nos dias críticos, a exemplo do que é feito nos períodos de fim de ano.
O Plano de Gestão Integrada da Baixada continuará valendo e caberá à Artesp e a Ecovias a gestão com a administração portuária, terminais logísticos pátios reguladores e Polo Industrial de Cubatão para tomar as precauções e estabelecer as contingências no fluxo livre de veículos nas rodovias da malha concedida, em especial na Cônego Domênico Rangoni e Anchieta/Baixada.
A Artesp também estabeleceu entendimentos com a Dersa, empresa responsável pela operação das balsas Santos-Guarujá, para manter esta travessia como apoio em momentos de contingência à SP-055, Rodovia Cônego Domênico Rangoni.
nov 14, 2024 Comentários desativados em Novos radares em SP detectam uso de celular ao volante
nov 08, 2024 Comentários desativados em Falta de estepe é infração de trânsito? A PRF responde
nov 05, 2024 Comentários desativados em Dirigir sem habilitação: crime ou infração administrativa?
out 30, 2024 Comentários desativados em Novo exame na renovação da CNH? Entenda o que pode mudar!
out 28, 2024 Comentários desativados em Pontuação na CNH: como funciona o sistema de pontos ?
nov 14, 2024 Comentários desativados em Novos radares em SP detectam uso de celular ao volante
nov 08, 2024 Comentários desativados em Falta de estepe é infração de trânsito? A PRF responde
nov 05, 2024 Comentários desativados em Dirigir sem habilitação: crime ou infração administrativa?
out 30, 2024 Comentários desativados em Novo exame na renovação da CNH? Entenda o que pode mudar!