dez 12, 2014 CNH Comentários desativados em Proprietário sem CNH poderá ser obrigado a identificar condutor
O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) apresentou, na Comissão de Constituição, Justiça (CCJ), parecer favorável ao Projeto de Lei que obriga a identificação do infrator por parte do proprietário do veículo pessoa física ou jurídica sem habilitação para dirigir
O projeto altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), aplicando nova multa ao proprietário de veículo pessoa física sem habilitação para dirigir que não identificar o infrator no prazo de 15 dias.
A previsão de lavratura de nova multa já existe em relação à pessoa jurídica cujo condutor infrator não seja identificado no prazo legal. Com o projeto, a regra será estendida também aos proprietários de veículos que sejam pessoas físicas sem habilitação para dirigir. Isso porque, em ambos os casos, se não houver a identificação do condutor infrator, não haverá imputação da pontuação relativa às infrações.
A incidência da multa reforçaria a obrigação de identificação dos infratores e evitaria a impunidade nessas situações. Quando ocorre uma infração de trânsito, além da multa, deve haver também a imputação de uma pontuação, os pontos na carteira, que podem levar o infrator contumaz à suspensão do direito de dirigir.
Nos casos em que a infração de trânsito é praticada, mas não há a imediata identificação do infrator, como ocorre no caso dos aparelhos automáticos de fiscalização eletrônica, o proprietário do veículo tem 15 dias de prazo, após a notificação da autuação, para identificar o condutor infrator. A esse devem ser atribuídos os pontos relativos à infração cometida. Passado o prazo, sem que haja a identificação do infrator, o proprietário do veículo é considerado responsável pela infração.
Segundo o senador Inácio, “o projeto é louvável, pois representa o fim da impunidade nos casos em que não há identificação do condutor infrator e o veículo é de propriedade de pessoa física sem habilitação. No caso das pessoas jurídicas, a não identificação do infrator importa na aplicação de nova multa ao proprietário do veículo, cujo valor é o da multa multiplicada pelo número de infrações iguais cometidas no período de 12 meses. Tal medida evita que haja impunidade relativa a não atribuição da pontuação e representa um forte incentivo para que seja feita a identificação dos condutores infratores.”
Ele destaca ainda que “o projeto também estende a mesma solução às situações em que o proprietário do veículo seja pessoa física sem habilitação. Dessa forma, vem fechar uma brecha para a impunidade que existe hoje em nosso Código de Trânsito”.
mar 24, 2015 Comentários desativados em Detran contribui com a alfabetização de candidatos à CNH
jan 21, 2015 Comentários desativados em Projeto amplia multas e hipóteses de suspensão e cassação de CNH
dez 10, 2014 Comentários desativados em CNH e CRV vão mudar em 2015
nov 26, 2014 Comentários desativados em Aumento da carga horária para obtenção e adição da CATEGORIA “B” previsto na Resolução nº 493/14 do Contran não será exigido no Estado de São Paulo em 01/12/2014
nov 19, 2014 Comentários desativados em Novas regras para 1º Habilitação entram em vigor em dezembro
nov 05, 2024 Comentários desativados em Dirigir sem habilitação: crime ou infração administrativa?
out 30, 2024 Comentários desativados em Novo exame na renovação da CNH? Entenda o que pode mudar!
out 28, 2024 Comentários desativados em Pontuação na CNH: como funciona o sistema de pontos ?
out 21, 2024 Comentários desativados em Indicação de real condutor infrator completa 10 meses com cerca de 80 mil solicitações em SP
out 09, 2024 Comentários desativados em Veja em que casos é possível perder a CNH provisória
nov 14, 2024 Comentários desativados em Novos radares em SP detectam uso de celular ao volante
nov 08, 2024 Comentários desativados em Falta de estepe é infração de trânsito? A PRF responde
nov 05, 2024 Comentários desativados em Dirigir sem habilitação: crime ou infração administrativa?
out 30, 2024 Comentários desativados em Novo exame na renovação da CNH? Entenda o que pode mudar!