out 02, 2013 Cintia Abreu Veículos Comentários desativados em Veículos – Transferência de Estado
É o procedimento de liberação da transferência para outro Estado de veículo registrado em São Paulo. A partir de 01/06/2012, o procedimento será necessário somente nos casos em que o Certificado de Registro do Veículo (CRV) tenha sido emitido com data anterior a 01/11/2000 (conforme Portaria 657 do Detran de 24/05/2012).
Exemplos:
a) Proprietário do veículo que sai do Estado de São Paulo e passa a ter residência ou domicílio em outro Estado.
b) Cidadão com residência ou domicílio em outro Estado que adquire veículo registrado no Estado de São Paulo.
Veículos registrados na Capital do Estado que não fizeram a inspeção ambiental veicular, devem preencher o Requerimento de Justificativa solicitando a Isenção da Inspeção (clique aqui) e enviá-lo juntamente com comprovante de residência no nome do requerente.
O Certificado de Registro do Veículo (CRV) deve ter sido emitido em data anterior a 01/11/2000
Observação: Não há necessidade de realizar o procedimento de Transferência Interestadual quando o CRV tiver sido emitido em data posterior a 01/11/2000.
Há três maneiras de efetuar este serviço, escolha uma delas:
Via SEDEX,
Pessoalmente no Detran.SP,
Por meio da coordenadoria do Renavam no Detran do Estado para onde o veículo será transferido.
Via SEDEX
Envie a documentação para a Coordenadoria do Renavam, situada na rua Boa Vista n. 221 – Protocolo Geral (térreo) – Centro – São Paulo – CEP 01014-001 – Próximo ao Metrô São Bento – São Paulo / SP.
Documentos que devem ser enviados:
a) Requerimento solicitando a atualização do Certificado de Registro do Veículo (CRV) (clique aqui);
b) Cópia autenticada em cartório, frente e verso do (CRV);
c) Cópia simples do documento de identidade do proprietário ou vendedor do veículo;
d) Caso seja veículo de pessoa jurídica, apresente ainda cópia do contrato social, CNPJ, documento de identificação pessoal do representante da pessoa jurídica e comprovação de poderes para representação legal.
Observação: para procedimento realizado via SEDEX, o nome e endereço do remetente devem ser os mesmos do requerente da solicitação.
Encaminhar-se à Coordenadoria do Detran do Estado para onde o veículo será transferido com os documentos necessários.
Observação: o Coordenador do Renavam no Detran do outro Estado ficará responsável pela verificação da documentação original e encaminhamento para o Detran de São Paulo.
Documentos necessários:
a) Ofício do coordenador do Renavam do Detran do Estado de transferência solicitando a atualização do Certificado de Registro do Veículo (CRV);
b) Original e cópia simples, frente e verso do CRV;
c) Original e cópia simples do documento de identidade do proprietário ou do vendedor do veículo. Aceitos: CNH (com foto), ou do RG ou do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Cédula de Identidade de Estrangeiro (CIE) e do CPF. No lugar do RG ou CNH, também são válidos documentos de identidade militar emitidos pelo Ministério da Defesa (Exército, Marinha e Aeronáutica); documentos de identificação funcional emitidos pelas Polícias Federais e Estaduais; documentos de identidade de Conselhos ou Ordens de Classe;
d) Caso seja veículo de pessoa jurídica, apresente ainda cópia do contrato social, CNPJ, original e cópia do documento de identificação pessoal do representante da pessoa jurídica e comprovação de poderes para representação legal.
Comparecer com os documentos necessários na rua Boa Vista, n. 221, Protocolo Geral (térreo), Centro, CEP 01014-001 São Paulo / SP. Próximo ao Metrô São Bento. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9:00h às 17:00h.
Documentos necessários:
a) Requerimento solicitando a atualização do Certificado de Registro do Veículo (CRV) (clique aqui);
b) Cópia autenticada em cartório, frente e verso do CRV;
c) Original e cópia simples do documento de identidade do proprietário ou do vendedor do veículo. Aceitos: CNH (com foto), ou do RG ou do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) e do CPF. No lugar do RG ou CNH, também são válidos documentos de identidade militar emitidos pelo Ministério da Defesa (Exército, Marinha e Aeronáutica); documentos de identificação funcional emitidos pelas Polícias Federais e Estaduais; documentos de identidade de Conselhos ou Ordens de Classe;
d) Caso seja parente próximo (pais, irmãos, filhos ou cônjuges) apresente ainda o documento que comprove o grau de parentesco (RG, certidão de nascimento, certidão de casamento ou escritura de união estável) e a cópia simples do documento de identificação pessoal do proprietário do veículo ou vendedor;
e) No caso de procurador, trazer documento de identificação pessoal, além de procuração por instrumento particular (emitida nos últimos três meses) ou público (vigente) e cópia simples do documento de identificação pessoal do proprietário do veículo ou do vendedor;
f) Caso seja veículo de pessoa jurídica, apresente ainda cópia do contrato social, CNPJ, original e cópia do documento de identificação pessoal do representante da pessoa jurídica e comprovação de poderes para representação legal.
a) Eventuais débitos pendentes existentes no veículo, como multas e tributos, deverão ser quitados apenas após a confirmação da atualização do Certificado de Registro do Veículo (CRV) realizada pelo Detran de origem.
b) Verifique a necessidade de outros procedimentos no Detran do Estado para onde o veículo está sendo transferido.
Via SEDEX
Envie documentação citada a Coordenadoria do Renavam, situada na rua Boa Vista n. 221 – Protocolo Geral (térreo) – Centro – São Paulo – CEP 01014-001 – Próximo ao Metrô São Bento – São Paulo / SP.
Pessoalmente, por meio da Coordenadoria do RENAVAM do DETRAN.SP
Comparecer com os documentos citados na rua Boa Vista, n. 221, Protocolo Geral (térreo), Centro, CEP 01014-001 São Paulo / SP. Próximo ao Metrô São Bento. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9:00h às 17:00h.
Por meio da coordenadoria do RENAVAM nos Estados
Encaminhar-se à Coordenadoria do Renavam do Estado para onde o veículo será transferido, solicite o envio da documentação à Coordenadoria do Renavam do Estado de São Paulo.
Fonte: Detran/SP
nov 14, 2024 Comentários desativados em Novos radares em SP detectam uso de celular ao volante
nov 08, 2024 Comentários desativados em Falta de estepe é infração de trânsito? A PRF responde
nov 05, 2024 Comentários desativados em Dirigir sem habilitação: crime ou infração administrativa?
out 30, 2024 Comentários desativados em Novo exame na renovação da CNH? Entenda o que pode mudar!
out 28, 2024 Comentários desativados em Pontuação na CNH: como funciona o sistema de pontos ?
nov 08, 2024 Comentários desativados em Falta de estepe é infração de trânsito? A PRF responde
out 24, 2024 Comentários desativados em Governo SP notifica proprietários com débitos de IPVA de 2021 a 2024
set 23, 2024 Comentários desativados em Detran-SP anuncia próximos leilões; confira as datas
set 09, 2024 Comentários desativados em Último Dia para Inscrição no Leilão de Veículos de Bragança Paulista
set 02, 2024 Comentários desativados em SP registra recorde de emplacamentos de veículos
nov 14, 2024 Comentários desativados em Novos radares em SP detectam uso de celular ao volante
nov 08, 2024 Comentários desativados em Falta de estepe é infração de trânsito? A PRF responde
nov 05, 2024 Comentários desativados em Dirigir sem habilitação: crime ou infração administrativa?
out 30, 2024 Comentários desativados em Novo exame na renovação da CNH? Entenda o que pode mudar!