ago 18, 2003 Cintia Abreu Legislação, Portarias Comentários desativados em Portaria Detran 1183 – Veículos Recuperados
Volume 113 – Número 155 – São Paulo, terça-feira, 19 de agosto de 2003.
Portaria DETRAN 1183 – 18/08/2003
O Delegado de Polícia Diretor,
Considerando as disposições contidas nos arts. 123 e 126 do Código de Trânsito Brasileiro; Considerando as exigências impostas pelas Resoluções Contran nºs 11, 24 e 25, todas de 1998, tratando das regras para baixa de registro de veículos e das ocorrências envolvendo acidentes de trânsito, quando do ressarcimento pecuniário realizado pelas Companhias Seguradoras e retorno à circulação em face dos danos verificados, mediante a prévia apresentação de Certificado de Segurança Veicular – CSV;
Considerando o regramento contido na Portaria Detran 840, de 25 de agosto de 1998, a qual estabelece a obrigatoriedade de transferência de propriedade dos veículos automotores, decorrentes das indenizações procedidas pelas Companhias Seguradoras, em razão da sub-rogação existente nos respectivos contratos firmados com seus segurados, por ocasião de acidentes de trânsito ou quaisquer outros eventos;
Considerando, por derradeiro, a necessidade de dotar todas unidades de trânsito de dados técnicos atinentes a baixa permanente do registro e controle dos veículos porventura passíveis de recuperação para futura circulação nas vias públicas, resolve:
Art. 1º – O proprietário de veículo irrecuperável ou definitivamente desmontado, deverá requerer a baixa permanente do registro, sendo vedada a remontagem do veículo sobre o mesmo chassi, de forma a manter o registro anterior (cf. art. 126 do C.T.B.).
Parágrafo único. A obrigação de que trata este artigo é da companhia seguradora ou do adquirente do veículo destinado à desmontagem, quando estes sucederem ao proprietário.
Art. 2º – O prazo e a forma são os estabelecidos na Resolução Contran nº 11, de 1998, complementada pela Resolução Contran nº 25, de 1998.
Art. 3º – Constará do Certificado de Registro de Veículo – CRV, mediante anotação no campo de observações, a expressão sinistro/recuperado, quando o veículo, envolvido em acidente de trânsito, for passível de recuperação nos termos da Resolução Contran nº 25, de 1998.
Art. 4º – A Companhia Seguradora ou o adquirente do veículo, para fins de expedição do Certificado de Registro de Veículo – CRV, deverá apresentar, além das exigências inerentes à transferência de propriedade, os seguintes documentos:
I – Certificado de Segurança Veicular – CSV, expedido por Organismo de Inspeção Credenciado – OIC, credenciado pelo Inmetro na área de segurança veicular;
II – decalque do chassi (gravação do código de identificação veicular – VIN) e das partes, peças e componentes que contenham os dados de identificação veicular (cf. Resolução Contran nº 24, de 1998); e
III – notas fiscais relativas à aquisição de partes, peças e componentes que contenham os dados de identificação veicular, quando não corresponderem aos dados originários do veículo cadastrado no Registro Nacional de Veículos Automotores – Renavam.
Art. 5º – A expedição do Certificado de Registro de Veículo – CRV, na hipótese prevista nesta Portaria, ficará condicionada à prévia realização e aprovação em vistoria a ser determinada pela autoridade de trânsito, atendidas todas as exigências especificadas na Resolução Contran nº 5, de 1998.
Art. 6º – Na hipótese de veículo furtado ou roubado, por ocasião de sua recuperação, será exigida a vistoria especificada no art. anterior e a apresentação do Certificado de Segurança Veicular – CSV, nos casos em que houver constatação de avarias ou consertos relacionados com a substituição de partes, peças e componentes (agregados) que contenham os dados de identificação veicular (cf. Resolução Contran 24, de 1998).
Parágrafo único. A obrigação de que trata este artigo aplica-se para a instituição financeira que tenha retomado o veículo, seja em razão de ordem judicial ou por entrega amigável do devedor, atendidas as demais disposições contidas na Portaria Detran 635, de 9-6-2000.
Art. 7º – Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
nov 14, 2024 Comentários desativados em Novos radares em SP detectam uso de celular ao volante
nov 08, 2024 Comentários desativados em Falta de estepe é infração de trânsito? A PRF responde
nov 05, 2024 Comentários desativados em Dirigir sem habilitação: crime ou infração administrativa?
out 30, 2024 Comentários desativados em Novo exame na renovação da CNH? Entenda o que pode mudar!
out 28, 2024 Comentários desativados em Pontuação na CNH: como funciona o sistema de pontos ?
nov 14, 2024 Comentários desativados em Novos radares em SP detectam uso de celular ao volante
out 15, 2024 Comentários desativados em Contran aprova pedágio free flow e estabelece novas regras
ago 20, 2024 Comentários desativados em PRF converte automaticamente multas leves e médias por advertência
ago 16, 2024 Comentários desativados em PL que prevê avaliação psicológica obrigatória para renovar CNH avança na Câmara
ago 09, 2024 Comentários desativados em Como transportar meu pet de maneira segura e dentro da lei?
nov 14, 2024 Comentários desativados em Novos radares em SP detectam uso de celular ao volante
nov 08, 2024 Comentários desativados em Falta de estepe é infração de trânsito? A PRF responde
nov 05, 2024 Comentários desativados em Dirigir sem habilitação: crime ou infração administrativa?
out 30, 2024 Comentários desativados em Novo exame na renovação da CNH? Entenda o que pode mudar!