set 03, 2014 Trânsito Comentários desativados em Radar vai pegar “malandragem”
Sistema medirá velocidade média em Curitiba para flagrar quem extrapola velocidade entre um pardal e outro. Por enquanto não haverá multa
Por saber que muitos motoristas só dirigem na velocidade permitida quando se aproximam de radares, a prefeitura de Curitiba estuda formas de evitar que as regras de trânsito sejam burladas. Uma alternativa é o radar por velocidade média, que analisa se o veículo passou por um trecho excedendo os limites permitidos para a via.
Para entender como o sistema funciona, basta lembrar as aulas de Física na escola. O exercício era: um veículo sai do ponto A e percorre 950 metros até chegar ao ponto B, com velocidade constante de 60 km/h. Quanto tempo ele leva para percorrer a distância? A resposta é: 57 segundos. Se o motorista for fotografado fazendo o trecho em tempo menor, significa que as regras de trânsito foram desrespeitadas.
O equipamento é igual ao que já é usado nas ruas de Curitiba. Apenas a forma de operação é que foi adaptada. O sistema foi desenvolvido pela Consilux, empresa responsável pelos radares na cidade. A Avenida Fredolin Wolf, em Santa Felicidade, foi escolhida para os testes por dois motivos: tem um longo trecho sem entroncamentos (entradas e saídas de veículos) e foi recém-revitalizada, com asfalto liso que funciona como uma tentação para os motoristas apressados.
Dois pares de radares (um para cada sentido da via) devem ser instalados hoje e começam a registrar imagens na sexta-feira. Contudo, não há previsão de quando os radares estarão aptos a multar quem exceder os limites de velocidade. É que a legislação não prevê esse tipo de infração. Alterações nas leis estão sendo analisadas pela câmara técnica do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Mesmo que os técnicos se convençam de que vale a pena mudar as regras, o Congresso Nacional precisa votar o projeto – e isso deve demorar.
Estão sendo estudados outros usos para o radar por velocidade média. Como o sistema avalia o tempo percorrido entre dois (ou mais) pontos fixos, poderá calcular congestionamentos ou quantos minutos são gastos pelos motoristas que fazem o trajeto Centro-Aeroporto, por exemplo. Ainda em fase de testes, o sistema não tem custos para a prefeitura. Apesar de ser novidade em Curitiba, o radar por velocidade média já foi testado em São Paulo. Sem base legal para multar, ficou só no experimento.
Faixa exclusiva
Nos próximos dias, vão ser instalados radares na faixa exclusiva para ônibus criada em junho na Rua XV de Novembro. O objetivo é flagrar motoristas que insistem em usar o trecho destinado para o transporte público, entre a Avenida Nossa Senhora da Luz e a Rua João Negrão.
jun 11, 2015 Comentários desativados em Fiscalização por videomonitoramento reduz acidentes nas rodovias
nov 17, 2014 Comentários desativados em Câmara estuda criação de cadastro nacional de radares de trânsito
nov 14, 2024 Comentários desativados em Novos radares em SP detectam uso de celular ao volante
out 15, 2024 Comentários desativados em Contran aprova pedágio free flow e estabelece novas regras
out 04, 2024 Comentários desativados em DNIT esclarece sobre transbordo de carga excedente
set 25, 2024 Comentários desativados em Uso do celular ao volante é uma das infrações mais cometidas em SP
set 18, 2024 Comentários desativados em Semana Nacional de Trânsito: Detran-SP reforça fiscalização
nov 14, 2024 Comentários desativados em Novos radares em SP detectam uso de celular ao volante
nov 08, 2024 Comentários desativados em Falta de estepe é infração de trânsito? A PRF responde
nov 05, 2024 Comentários desativados em Dirigir sem habilitação: crime ou infração administrativa?
out 30, 2024 Comentários desativados em Novo exame na renovação da CNH? Entenda o que pode mudar!